Depoimentos

Veja a opinião de quem já provou

 


 

Cézar Lindenmeyer e Suzane Bittencourt, agrônomos e professores, iniciaram o que eles mesmos identificam a um projeto de vida, em 2006. Implantaram 5ha de vinhedos e, enquanto viabilizavam a própria cantina, vendiam suas colheitas a vinicultores parceiros. Sempre, porém, reservaram uvas para suas vinificações de avaliação. Em pouco tempo, conseguiram edificar uma vinícola butique, pequenina mesmo, mas muito bem instalada. E os testes foram muito bem-sucedidos... E os registros, concluídos... E nasceu a Vinícola Don Basílio... E prepare-se para chegar lá, pelo histórico mapa estampado nos rótulos!!! Chegam-nos, agora, seus novos cinco vinhos. Estão muito especiais e muito indicados ao verão que se aproxima. Pude apreciá-los também, na origem, em meio aos encantos da cultura gaúcha estancieira.

Riesling 2018 (12,0%) – vinho de aromas leves, muito boa acidez e um frescor incrível. Pode ser apreciado com canapés ou acompanhando pescados grelhados.

Moscato Giallo 2018 (11,5%) – vinho de aromas marcantes, grande leveza e paladar provocante. Me agradou muito com as saladas, inclusive quando têm gotas de vinagre balsâmico.

Trebbiano 2017 (12,0%) – aqui estamos diante de um vinho branco muito envolvente. Uma cor dourada, aromas complexos, que podem nos levar ao damasco, uma acidez em grande equilíbrio com o álcool e uma excelente presença no paladar, com boa persistência. É vinho gastronômico que acompanha muito bem as aves temperadas e fondues (de queijo, naturalmente).

Pinot Noir 2017 (12,0%) – esse Pinot me parece que será uma das marcas da Vinícola Don Basílio, entre os vinhos tintos. É um vinho vivo, com todo o perfil da casta, translúcido, e com grande delicadeza. Certamente, ainda evoluirá na garrafa, mas já mostra complexidade e um final longo.

Cabernet Sauvignon 2017 (13,0%) – típico varietal da casta, que ainda terá muita vida. A cor é de um rubi brilhante, intenso. Os aromas são frutados, com algumas notas vegetais. No paladar, os taninos mostram potência e o volume é muito bom. Minhas saudações aos produtores Cézar Lindenmeyer e Suzane Bittencourt, bem como à gentil equipe da Vinícola Don Basílio, que, com sua cultura e registros, estão definindo um novo terroir para vinhos finos, no Brasil.

   

Rogerio Dardeau, especialista em vinhos e autor de livros como "Vinho & Prazer" e o guia "Vinho Fino Brasileiro", morador do Rio de Janeiro/RJ.


 

Alerta de Brazuca bacana, Riesling Itálico Quinta do Herval, da Vinícola Don Basílio (RS). A Riesling Itálico é uma uva que pelo visto está gostando do nosso terroir com jeitinho brasileiro, sorte a nossa! Um vinho muito gostoso, aromático, com ótima acidez e sabor longevo. Grata pela descoberta! Fiquei curiosa com os outros vinhos da vinícola, esse estava super redondo e alinhado!
   

Joana Rangel, criadora do blog divinaevinho.com, moradora do Rio de Janeiro/RJ.


 

"Nós experimentamos ontem à noite uma das garrafas. Muito gostoso, frutado, leve e é uma ótima bebida. Meus parabéns, é um ótimo espumante! A cor é muito bonita, a perlage (borbulhas de gás carbônico) persistente, tudo é muito bem feito. Tenho uma amiga exigente que provou e gostou também. A vinícola está de parabéns, bom trabalho!"
   

Cláudia Militz - Porto Alegre / RS


 

O Pinot me surpreendeu e veja eu não sou muito fã dele. Não consegui identificar com clareza seus aromas, talvez por sua complexidade. “Chutaria” um aroma de cogumelos. Está muito elegante e delicado, leve e saboroso. Por ser leve, degustei com um grana padano, só para dar o efeito mais marcante e “agressivo”.
   

Paulo Roberto Gradin, proprietário do LA TABLE D'OR  de Gramado/RS, premiado entre os melhores restaurantes sofisticados da América do Sul segundo o TripAdvisor.


 

Gostei do resultado do processo de vinificação do Riesling, é um vinho que foge dos padrões dos brancos gaúchos. Segue as minhas impressões: Apresentou uma linda cor amarelo dourado, límpido e brilhante, aroma um pouco fechado ainda, complexo, me lembrou damascos secos, mel e outros que não consegui identificar, na boca é um vinho delicioso, de corpo médio, acidez e álcool equilibrados, final de boa persistência. Me lembrou muito de alguns vinhos que degustei, vinificados no sistema laranja.
   

Paulo Umpierre, criador e editor do blog Vinhos do Umpierre.


 

Experimentei o Trebbiano e aprovei! Um vinho leve, de fácil harmonização e fácil de beber. Realmente excelente!
   

Jesualdo Araújo, Engenheiro Agrônomo em Florianópolis/SC.


 

Buenas! Parabéns pelo CS. É das minhas uvas preferidas. Achei muito bom, com ótima textura, corpo médio, equilibrado, boa estrutura e me pareceu com aroma de frutas vermelhas. Percebe-se que é elaborado com muito esmero e dedicação. Assim que tem que ser! Estás no caminho certo e, com certeza ele estará sempre bem iluminado e com muita energia. Forte abraço.
   

Paulo Roberto Gradin, proprietário do LA TABLE D'OR  de Gramado/RS, premiado entre os melhores restaurantes sofisticados da América do Sul segundo o TripAdvisor.


 

Aroma, cor e sabor primorosos! Vai bem com comida, queijos e até com doces! Leve e bom desde a abertura da garrafa até a última gota! Neste fim de semana vamos experimentar o Pinot Noir. Obrigado e parabéns!
   

Wido e Heloisa Schreiner de Curitiba/PR.


 

O Pinot Noir safra 17 é um dos meus preferidos. Paladar leve, equilibrado, gostoso de beber. Um vinho muito refrescante, já estou aguardando para comprar mais.
   

Clayton Oppitz, Engenheiro Agrônomo em Canela/RS.


 

Degustei o Trebbiano e o Moscato Giallo junto com alguns amigos da nossa confraria. São dois vinhos de ótima qualidade, cada um dentro da sua proposta. O Moscato encanta pelo aroma floral intenso e frescor, já o Trebbiano é um vinho com aromas mais discretos, porém na boca mostra mais complexidade e persistência. São duas propostas diferentes, mas de boa qualidade. Abraço.
 

Paulo Umpierre, criador e editor do blog Vinhos do Umpierre.

Sobre a loja

Mais que um Vinhedo, um Projeto de Vida Cuidado como o Jardim de Nossa Casa. Conheça a Linha de Vinhos Quinta do Herval e Permita-se Conquistar por Este Sabor.

Pague com
  • PagSeguro
Selos
  • Site Seguro

Vinícola Don Basílio - CNPJ: 28.736.260/0001-49 © Todos os direitos reservados. 2019

Contato